Como objeto da cultura, o livro escolar insere-se em um contexto histórico e cultural, como produto da intencionalidade do processo educativo. Instrumento pedagógico, o livro escolar é expressão de conteúdos, de métodos de ensino, mas também de ausências, do que foi excluído, além de não revelar seu uso na prática educativa.
Nesse sentido a reunião de informações, muitas vezes fragmentadas e as conexões com um universo mais amplo, transformam esse material em significados explicativos, que contribuem para o conhecimento do processo educacional.
Para tanto o livro escolar é um material que por si só não contém um caráter elucidativo; a problematização dentro de um referencial teórico; o cuidado para não nos deixarmos influenciar por uma visão impregnada do presente e a necessidade de historicizá-los são alguns procedimentos que atribuem ao livro escolar valor documental.
Esses livros podem ser estudados em várias áreas do conhecimento histórico. Por exemplo, ao resguardarem uma forma de expressão que se alterou com o tempo, proporcionam a recuperação dos modos de comunicação e de linguagem entre o autor, o editor e a criança e o jovem escolar. As diferentes edições de um mesmo título oferecem revisões do livro, novas ilustrações, capas diferentes, informações que caracterizam as mudanças editoriais e o percurso da produção do livro escolar.
Nesse sentido a reunião de informações, muitas vezes fragmentadas e as conexões com um universo mais amplo, transformam esse material em significados explicativos, que contribuem para o conhecimento do processo educacional.
Para tanto o livro escolar é um material que por si só não contém um caráter elucidativo; a problematização dentro de um referencial teórico; o cuidado para não nos deixarmos influenciar por uma visão impregnada do presente e a necessidade de historicizá-los são alguns procedimentos que atribuem ao livro escolar valor documental.
Esses livros podem ser estudados em várias áreas do conhecimento histórico. Por exemplo, ao resguardarem uma forma de expressão que se alterou com o tempo, proporcionam a recuperação dos modos de comunicação e de linguagem entre o autor, o editor e a criança e o jovem escolar. As diferentes edições de um mesmo título oferecem revisões do livro, novas ilustrações, capas diferentes, informações que caracterizam as mudanças editoriais e o percurso da produção do livro escolar.
No caso específico do Acervo Histórico do Livro Escolar – AHLE¹ a preservação desses livros, que na sua origem estavam disponíveis nas Bibliotecas Infantis de São Paulo, implica também a preservação da memória educativa e cultural de várias gerações que passaram por essas Bibliotecas, pois a maioria dos livros apresenta bolso com o cartão para empréstimo e o registro da freqüência com que foram retirados.
A história e a função dessas bibliotecas ao longo do tempo transparecem nesse acervo, que além de fonte de pesquisa, tem um apelo reminiscente, de recordação².
A história e a função dessas bibliotecas ao longo do tempo transparecem nesse acervo, que além de fonte de pesquisa, tem um apelo reminiscente, de recordação².
Notas
1. A origem do AHLE está no primeiro texto deste Blog.
2. A função e a organização das bibliotecas ao longo do tempo é tema presente no livro organizado por: BARATIN, Marc e JACOB Christian. O poder das Bibliotecas, a memória dos livros no Ocidente. Rio de Janeiro, UFRJ, 2006. São 14 textos a partir de um simpósio sobre bibliotecas na Biblioteca Nacional da França em 1993. Publicado em 1995 é recente sua tradução.
Este livro é fabuloso, eu tenho um exemplar dele. Eu gostaria muitíssimo de conseguir a cópia do livro da 2° Série. Seria a realização de um sonho - estudei com ele...
ResponderExcluirOlá Dulcinea,
ExcluirNós temos a Cartilha e os livros das 3ªs e 4ªs séries. Falta o da 2ª série. Não sei de onde você é, mas se der, marque um horário e venha conhecer o Acervo.
Abraços,
Azilde
Olá Dulcinea e Azilde Andreotti,
ResponderExcluirNão sei também de onde vocês são, Meu nome é Manoel e estou morando hoje em Boa Vista-RR e fiz o primário todo da 1ª a 4ª série com esses livros, gostaria muito de adquerir esses exemplares em bora fosse xerox ou digitalizado, se poder me ajudar ai meu email: mcsousa.bv@gmail.com
Olá Dulcinea e Azilde Andreotti,
ResponderExcluirNão sei também de onde vocês são, Meu nome é Manoel e estou morando hoje em Boa Vista-RR e fiz o primário todo da 1ª a 4ª série com esses livros, gostaria muito de adquerir esses exemplares em bora fosse xerox ou digitalizado, se poder me ajudar ai meu email: mcsousa.bv@gmail.com
Olá Manoel,
ResponderExcluirOs livros mencionados e outros escolares fazem parte de um Acervo de preservação. Estão disponíveis para pesquisa e ainda não estão digitalizados.
Fiz todo o meu primario com esta serie de
ResponderExcluirlivros. Viajei no tempo!
Grata pelo comentário. Além de fonte de pesquisa, esses livros despertam a memória dos bancos escolares.
ExcluirAzilde Andreotti