Acervo Histórico do Livro Escolar - AHLE

O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR é formado pelo conjunto de livros escolares das antigas bibliotecas públicas infantis da cidade de São Paulo.

Com 5 mil volumes, o Acervo é composto por cartilhas, manuais escolares de todas as matérias de ensino, antologias literárias e livros de referência de uso escolar, entre outros, do século XIX até a década de 1980 e abrange os cursos primários, os secundários, os de formação de professor e o ensino técnico.
O Acervo está localizado na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Neste blog serão publicadas informações sobre esse acervo.


Seja bem-vindo.







sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Atlas e Livros de Referência






Atlas, na mitologia grega é representado pela imagem de um titã carregando o céu nos ombros.Segundo o dicionário Houaiss, Atlas significa uma coleção de mapas ou cartas geográficas organizada em volumes.Nas Bibliotecas e escolas o Atlas é obra de referência para consulta, ao lado dos dicionários.
Mais conhecido como livro de referência para a geografia, o Atlas pode ser histórico ou de outras disciplinas de ensino e assim, considerado como um conjunto de informações organizadas sobre determinado tema.
Por outro lado, a elaboração de cartas geográficas ou cartografia é orientada por técnicas, por conhecimentos científicos e também pela arte gráfica.. Quem já observou um mapa atentamente sabe desses requisitos.
O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR – AHLE preserva Atlas de anatomia humana, de astronomia, das raças humanas, botânico, de mineralogia, atlas histórico, de educação moral e cívica e claro, o mais consagrado, de geografia.
"Cartografia: conheça São Paulo através de seus mapas", de 1966 é um dos títulos desse Acervo.
Por que resguardar Atlas geográfico antigos e outros? E mais, na era do Google mapas? Ora, esses livros trazem informações para estudantes, pesquisadores ou o público interessado, como registros de tempos passados e assim reconstituem a trajetória de modos de ensinar, de apresentar conteúdos escolares e das mudanças  políticas, econômicas e sociais que os Atlas nos mostram.

Notas


1. Primeira Ilustração: 62 Mappas de Geographia physica e politica. Instituto Geografico de Agostini, Italia e Collegio Salesiano Santa Rosa, Rio de Janeiro, 1921.


2. Segunda Ilustração: J.MOnteiro e F. d'Oliveira. Livrarias Aillaud & Bertrand, Livraria Francisco Alves, 1927.

Um comentário:

  1. Que dica legal.
    Aproveito e venho te convidar para participar do sorteio no meu blog.
    http://www.educar-oprimeiropasso.com/2013/10/mensagem-um-bom-professor-um-bom-comeco.html

    ResponderExcluir