Alguns temas em educação escolar não são constantes
nas pesquisas que retomam aspectos da escola de anos atrás. Um desses temas é o
Canto Orfeônico, talvez por não ser consagrado como matéria importante ou simplesmente porque outras questões se sobrepõem e assim, música na escola fica ao largo dos interesses dos
pesquisadores em História da Educação, com algumas exceções. Como disciplina de ensino o Canto orfeônico compôs o currículo do ensino secundário (atual médio) na década de 1930, com a reforma do ensino de Francisco Campos.Neste blog já apontamos sua origem.
Pois como uma das expressões artísticas, cuja
proximidade pode despertar talentos ou simplesmente despertar paixões, a música
teve um papel na formação escolar. Por meio de cantos cívicos e hinos
patrióticos, por exemplo, veiculou ideias em períodos
como o Estado Novo, ou ainda, divulgou tradições folclóricas e
mais, favoreceu momentos agregadores dos escolares, pois foi quase sempre uma atividade
coletiva.(1)
O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR – AHLE mantém
diversos livros de música na escola, desde o canto orfeônico, hinos patrióticos, até livros
voltados para os professores.
Dentre outros, destaco Cantos Infantis da década
de 1950, "para uso das Escolas Normais", antigo curso de formação de
professores extinto com a Lei de Diretrizes e Bases de 1996.
Ora, além de servir à pesquisa, o AHLE tem a vocação de
despertar lembranças e provocar a memória afetiva de várias gerações. Atenta a essa vocação, resolvi dispor, na
ilustração, o índice desse livro. Quem sabe alguém se lembra das canções infantis
de sua época.
Notas
(1) Verificar, LEMOS, Jr. Wilson."O ENSINO DO CANTO ORFEÔNICO NA ESCOLA SECUNDÁRIA BRASILEIRA (DÉCADAS DE 1930 E 1940)". Revista
HISTEDBR On-line, Campinas,
n.42, p. 279-295, jun2011 - ISSN: 1676-2584. Acesso: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário