Essa iniciação, que nem todos têm junto à família,
envolve ainda mais o papel da escola na
formação da criança leitora e com isso, a utilização do livro didático como uma
dos instrumentos para essa formação.
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Algumas ideias podem contribuir para essa prática.
Por exemplo, conhecer uma biblioteca, mas demoradamente, deixando a criança se
aproximar dos livros; incentivar a ‘contação’ de histórias; propor a “hora da
leitura”; proporcionar encontros com autores; respeitar a iniciativa do estudante; transitar por
vários gêneros desde a poesia, a crônica, o conto, o romance ou textos
opinativos e principalmente, não impor
textos sem conexão com alguma questão de contexto. Mesmo autores de séculos
passados têm vínculo com temas que são universais e atemporais. Esse é um dos
mais importantes predicados das artes em geral e da literatura em particular.
Alguns entraves que podem dificultar a prática da
leitura literária na escola: a opinião sedimentada de que o aluno ou aluna não
gostam de ler ou mais, “as novas gerações não lêem”; falta de material ou de um
ambiente propício; bibliotecas pouco convidativas e também o fato de que nem
sempre o professor é um leitor.
Bem toda essa especulação sobre leitura literária e
livro didático teve o propósito de trazer alguns livros de leitura na escola de
tempos atrás, livros que o ACERVO HISTORICO
DO LIVRO ESCOLAR – AHLE mantém em seu acervo.
Afinal não é com a história que apreendemos melhor
os tempos atuais? Ou que ao menos nos provoca uma atitude reflexiva e a
compreensão da construção de práticas pedagógicas? Ora, estudos comparativos, de
métodos, contrastes entre textos e períodos históricos são perspectivas de pesquisa que
estimulam novas abordagens. E muitas vezes, não tão novas assim.
Notas:
(1) Uma dissertação de mestrado que
aborda essas questões e traz uma bibliografia significativa: Feitosa, Márcia
Soares Araujo. Prática docente e leitura
de textos literários no Fundamental II: uma incursão pelo programa Hora da
Leitura. Mestrado, Faculdade de Educação da USP, 2008. Acessado em 28/11 http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/
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