Acrescenta-se a isso, a escola nova, movimento que preconizava outros moldes para a educação e que se fez sentir também na ampliação de equipamentos de educativos. Nesse contexto, a função de educar foi delegada à escola e a outras instituições, favorecendo a criação de uma biblioteca infantil pelos poderes públicos.
A Biblioteca Infantil da cidade de São Paulo foi o embrião de outras que se formaram nas décadas de 1940 e 50. Essas bibliotecas resguardaram parte do seu acervo não mais disponibilizado para o público, tanto como reserva técnica, quanto na expectativa de definições oficiais acerca do destino desse material. O livro era retirado de circulação por vários motivos, tais como: livros muito manuseados, não mais procurados pelo público ou por estarem desatualizados em relação à nomenclatura e ao conteúdo.
Nesses acervos preservados encontravam-se livros escolares antigos e assim formou-se um acervo especial para pesquisadores da Educação e de outras áreas, o Acervo Histórico do Livro Escolar – AHLE, que faz parte da Seção de Bibliografia e Documentação da Biblioteca Monteiro Lobato.
Em abril deste ano a Biblioteca completou 75 anos e sempre no mesmo bairro, a Vila Buarque, região central da cidade. Como primeira diretora da Biblioteca Infantil foi convidada Lenyra Fraccaroli, normalista da turma de 1932 da Escola Caetano de Campos e responsável pela organização da Biblioteca Escolar dessa escola sob a orientação do Prof. Antonio D’Avila. A permanência na direção até 1960, quando se aposentou e sua participação no processo de expansão das Bibliotecas Infantis pela cidade de São Paulo, entre 1940 e 1950, faz de Lenyra uma importante protagonista nos projetos e nas características dessas primeiras bibliotecas.
Assim o AHLE representa fonte de pesquisa na área da Educação e da Cultura como também material que recupera a função da Biblioteca Infantil e da rede que se constitui nos anos 40 e 50 e as políticas públicas no âmbito da educação extra-escolar no período.
Imagens:
1. Folheto de divulgação do AHLE.
2. Imagem da frente da Biblioteca Monteiro Lobato
Nenhum comentário:
Postar um comentário