Festa das Letras |
Cecilia Meireles (1901-1964), reconhecida poetisa da literatura brasileira, foi jornalista e professora também. No jornalismo escreveu vários artigos sobre educação e como professora, formou-se na escola Normal do Rio de Janeiro, iniciando sua carreira no magistério no ensino primário. Depois lecionou Literatura Luso – Brasileira.
Seu primeiro livro de poesias: “Espectros” é de 1919, mas foi reconhecida como escritora com “Viagem”, publicado em 1938 e vencedor do prêmio Olavo Bilac da Academia Brasileira de Letras.
Sem dúvida “Romanceiro da Inconfidência,” de 1953 é considerada sua obra prima.
(1938) |
Sobre o universo infantil Meireles criou a primeira Biblioteca Infantil no Rio de Janeiro, em 1934, com um projeto ambicioso de Centro de Cultura. Essa Biblioteca foi fechada em 1937, no início do período conhecido como “Estado Novo”.
Algumas obras de uso escolar da poetisa podem ser pesquisadas no Acervo Histórico do Livro Escolar – AHLE. Destacamos “A Festa das Letras”, “Rute e Alberto resolveram ser turistas” e uma biografia de Rui Barbosa.
Outros literatos destacados escreveram livros de uso escolar, como Olavo Bilac, Érico Veríssimo, Viriato Correa. Esses autores também compõem o AHLE.
Ilustrações:
A Festa das Letras, Globo, Porto Alegre, 1937.
Rute e Alberto resolveram ser turistas (matéria do 3º ano elementar) Globo, Porto Alegre, 1938.
Nenhum comentário:
Postar um comentário