Acervo Histórico do Livro Escolar - AHLE

O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR é formado pelo conjunto de livros escolares das antigas bibliotecas públicas infantis da cidade de São Paulo.

Com 5 mil volumes, o Acervo é composto por cartilhas, manuais escolares de todas as matérias de ensino, antologias literárias e livros de referência de uso escolar, entre outros, do século XIX até a década de 1980 e abrange os cursos primários, os secundários, os de formação de professor e o ensino técnico.
O Acervo está localizado na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Neste blog serão publicadas informações sobre esse acervo.


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terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Livro escolar: o sentido do efêmero


Walter Benjamin[1] em seu relato sobre um colecionador alemão de livros infantis atenta para o fato de terem sido salvos da máquina de triturar papel. Este comentário nos remete ao livro escolar, material pouco conservado, considerado de uso momentâneo e com isso, objeto de consumo descartável, prestes a desaparecer.
Sem dúvida, o livro didático compõe a própria história do livro, mas é desvalorizado enquanto produção cultural, talvez pelo sentido do efêmero que o acompanha, porque se desatualiza, se desgasta e é facilmente substituível. Poucas foram as instituições que preservaram o livro escolar.
Assim, qual o propósito de resguardarmos livros escolares antigos? Em um primeiro momento surge a idéia de memória, de recuperação de tempos e práticas antigas, da reconstituição dos bancos escolares, das primeiras professoras e por aí vai.
Chama a atenção o interesse e a curiosidade, muitas vezes afetiva, que esses livros despertam na lembrança das pessoas. Testemunhamos frequentadores da Biblioteca Monteiro Lobato que nos pedem que mostremos livros de sua infância escolar ou pais desejosos de apresentarem aos filhos os livros em que foram alfabetizados. Em tempos de mudanças rápidas, a impressão de rupturas e não de um passado próximo e coletivo motiva a busca dessas representações, como memória, tão em voga atualmente.
Mas o objetivo principal do Acervo Histórico do Livro Escolar – AHLE, que não exclui sua vocação de despertar lembranças, é atender a necessidade de reunirmos fontes para a investigação científica, principalmente por se tratar, como apontamos acima, de um material que poucas instituições conservaram.
É importante ressaltar também que muitas vezes livros sem uso podem se transformar em um acervo de valor documental. Eric Hobsbawm[2], sobre as fontes de pesquisa para a história afirma que é o olhar investigativo ou as questões postas pelo pesquisador que transformam documentos em fontes de pesquisa. Em geral não existe material algum até que nossas perguntas o tenham revelado, afirma o autor.
Afirmação, sem dúvida, reveladora da origem do AHLE.


[1] Livros infantis velhos e esquecidos. In: Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. SP, Duas Cidades e Ed. 34, 2002.

[2] Sobre a História. São Paulo, Cia das Letras, 1998. P. 220.