Acervo Histórico do Livro Escolar - AHLE

O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR é formado pelo conjunto de livros escolares das antigas bibliotecas públicas infantis da cidade de São Paulo.

Com 5 mil volumes, o Acervo é composto por cartilhas, manuais escolares de todas as matérias de ensino, antologias literárias e livros de referência de uso escolar, entre outros, do século XIX até a década de 1980 e abrange os cursos primários, os secundários, os de formação de professor e o ensino técnico.
O Acervo está localizado na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Neste blog serão publicadas informações sobre esse acervo.


Seja bem-vindo.







sexta-feira, 2 de março de 2012

Contos de Fadas nos Livros escolares

(1)






Neste ano de 2012 comemoram-se os 200 anos da publicação dos “Contos da Criança e do Lar”, escrito pelos irmãos Grimm, autores de histórias infantis consagradas e livro considerado patrimônio mundial pela UNESCO.
Jacob (1785-1863) e Wilhelm (1786-1859) nasceram na Alemanha e tornaram-se conhecidos ao reunirem narrativas da memória popular de tradição oral, origem de vários de seus contos.
Contos de encantamento ou maravilhosos foram utilizados nas escolas, nos livros de leitura, ao lado das narrações árabes e do folclore brasileiro.



Alguns exemplos dessas histórias estão na série Biblioteca Infantil organizada por educadores e publicada pela Editora Melhoramentos no início do século 20, serie que compõe o acervo do AHLE. (2)



Literatura infantil e livro escolar caminharam juntos nas primeiras produções de livros de leitura para a escola. Eram comuns séries de livros denominados Leitura Recreativa Escolar ou coleções de livros de leitura organizados por educadores e, ainda, professores escreverem livros de leitura para as crianças.



Essa fase antecedeu novos ares preconizados por movimentos de renovação educacional que se consolidaram no país nos anos de 1930, quando a produção de livros didáticos para cada matéria de ensino se intensificou.





Ilustrações:



(1) OLIVEIRA, Alaide Lisboa de. Meu coração. SP, Cia Ed. Nacional, 1963.






(2) Idem p.40.






(3) SANTOS, Theobaldo Miranda. Vamos estudar - 1ª serie primária.RJ, Agir, 1965.





3 comentários:

  1. Tenho este livro Meu Coração". Quanta saudade da minha infancia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho este livrinho, gostaria muito de conseguir o de segunda serie. Muitas saudades!

      Excluir
  2. Este livro é a minha infância, pelo amor de Deus me ajudem a conseguir, ao menos a cópia alem do pagamento ficarei muito grato. Meu email é chavesjonas39@yahoo.com.br e o sapp 91984400852.

    ResponderExcluir