Acervo Histórico do Livro Escolar - AHLE

O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR é formado pelo conjunto de livros escolares das antigas bibliotecas públicas infantis da cidade de São Paulo.

Com 5 mil volumes, o Acervo é composto por cartilhas, manuais escolares de todas as matérias de ensino, antologias literárias e livros de referência de uso escolar, entre outros, do século XIX até a década de 1980 e abrange os cursos primários, os secundários, os de formação de professor e o ensino técnico.
O Acervo está localizado na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Neste blog serão publicadas informações sobre esse acervo.


Seja bem-vindo.







quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Livros de leitura




Os livros mais recentes inseridos no ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR - AHLE são do início do século 20 e livros de leitura usados nas escolas primárias.
Provavelmente de João Kopke

Destaco Fabulas – para uso das classes de Língua Materna (arranjadas pelo Director), do Instituto Henrique Kopke, RJ, Livraria Francisco Alves, 1911, 5ª edição, 136 páginas.
Na capa a inscrição E.N.P. indica Escola Normal Primária nome dado na época a alguns institutos particulares de instrução elementar.
O Instituto Henrique Kopke foi fundado por João Kopke (1852-1926) no Rio de Janeiro no fim do século 19, em homenagem a seu pai.
Educador consagrado, cuja obra educativa e literária é tema de vários estudos, João Kopke muito provavelmente compôs o livro em questão, que contém 40 fábulas, todas em versos e em linguagem simples e rimada.

Outro livro é Corações de Crianças (série de contos moraes e cívicos) de Rita de Macedo Barreto, São Paulo, Francisco Alves, 1918, 9ª edição. Segundo a autora o livro é indicado como “leitura preparatória”, para ser usado na passagem das cartilhas para os primeiros livros de leitura, por meio do método analítico.

(1)

Barreto trabalha com o repertório de palavras já conhecidas dos alunos, de acordo com as cartilhas mais em uso na época. O livro, com 140 páginas, é ilustrado em branco e preto e a cores e traz a opinião de especialistas sobre a publicação, já na 9ª edição. A primeira foi em 1914.

Notas:
(1) Poesia integrante do livro Corações de Crianças. Zalina Rolim (1869-1961) foi poetisa,  educadora e discípula de João Kopke



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário