Acervo Histórico do Livro Escolar - AHLE

O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR é formado pelo conjunto de livros escolares das antigas bibliotecas públicas infantis da cidade de São Paulo.

Com 5 mil volumes, o Acervo é composto por cartilhas, manuais escolares de todas as matérias de ensino, antologias literárias e livros de referência de uso escolar, entre outros, do século XIX até a década de 1980 e abrange os cursos primários, os secundários, os de formação de professor e o ensino técnico.
O Acervo está localizado na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Neste blog serão publicadas informações sobre esse acervo.


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quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR como registro e fonte de pesquisa do pensamento social sobre a Infância



ALMEIDA, Célia. Ache o rio e conte o fato.
Belo Horizonte: Editora Dimensão, 1987.
O Acervo Histórico do Livro Escolar - AHLE resguarda livros escolares antigos como Cartilhas, Primeiras Leituras e outros conteúdos de cunho escolar, abrangendo os cursos elementares, os secundários e os de formação de professores (as antigas Escolas Normais). O Acervo tem livros datados do fim do século 19 até a década de 1970.
Esses livros, como fonte de pesquisa e objetos da cultura e de um ambiente pedagógico específico, trazem as referências e os vestígios de práticas educativas atuais. Muitos tiveram inúmeras edições ao longo do tempo, atingindo, portanto várias gerações e alguns ainda são reeditados em novos padrões, tanto na forma (ilustrações, tamanho, diagramação etc.) quanto na organização e atualização dos temas abordados.

Atualmente novos paradigmas no cenário da Educação se apresentam, principalmente em relação à criança. Estudos cada vez mais especializados indicam que a Primeira Infância, por exemplo, anunciada como período de 0 até os seis anos de idade, deve ser privilegiada, por ser a fase onde se alicerça a sociabilidade e fase propícia a estímulos adequados ao crescimento cognitivo.


SOUZA, Iza Ramos de Azevedo. Cenas infantís.
São Paulo: Editôra do Brasil S.A., s/d.
O reconhecimento das primeiras iniciativas para a infância, de como determinada sociedade percebe a criança e dos contextos desse pensamento social podem direcionar novas propostas e proporcionar a circulação de idéias em torno da temática infantil.


Entre rupturas e permanências, os livros do AHLE, como fonte de pesquisa, apresentam conteúdos ainda consagrados: histórias infantis, cantigas, brincadeiras de roda, jogos e também representam um registro do pensamento sobre a infância através do século 20.

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