Acervo Histórico do Livro Escolar - AHLE

O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR é formado pelo conjunto de livros escolares das antigas bibliotecas públicas infantis da cidade de São Paulo.

Com 5 mil volumes, o Acervo é composto por cartilhas, manuais escolares de todas as matérias de ensino, antologias literárias e livros de referência de uso escolar, entre outros, do século XIX até a década de 1980 e abrange os cursos primários, os secundários, os de formação de professor e o ensino técnico.
O Acervo está localizado na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Neste blog serão publicadas informações sobre esse acervo.


Seja bem-vindo.







quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Escola Normal de S. Paulo



"Aos dois dias do mêz de agosto do anno de 1894, a uma hora da tarde, na sala principal do edificio da escola Normal da capital de S. Paulo, sito á praça da Republica....(...)
O Estado entrega ao serviço publico um dos estabelecimentos que mais engrandecem a sua civilização..."
Discurso do dr. Bernardino de Campos (presidente do Estado).



Pois foi nesse dia que o atual prédio da Secretaria da Educação de São Paulo, criado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, foi inaugurado.

Escola Normal de São Paulo, Escola Normal da Praça ou Instituto de Educação Caetano de Campos foram algumas das denominações que desde 1846, acompanharam um projeto de curso para a formação de professores.
Com várias interrupções,somente a partir de 1880 funcionou com mais regularidade.
O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR - AHLE incorporou o presente livro que nos traz além da sessão inaugural do Edificio da Escola Normal, a sessão de Inauguração da Escola Polytechnica, em fevereiro de 1894 e do Gimnasio de S. Paulo, em setembro do mesmo ano.

O AHLE mantém três centenas de livros para a formação de professores datados dos anos de 1930 até anos 70, que tratam da trajetória do curso Normal de São Paulo e também das mudanças curriculares que o acompanharam.





Nenhum comentário:

Postar um comentário