Acervo Histórico do Livro Escolar - AHLE

O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR é formado pelo conjunto de livros escolares das antigas bibliotecas públicas infantis da cidade de São Paulo.

Com 5 mil volumes, o Acervo é composto por cartilhas, manuais escolares de todas as matérias de ensino, antologias literárias e livros de referência de uso escolar, entre outros, do século XIX até a década de 1980 e abrange os cursos primários, os secundários, os de formação de professor e o ensino técnico.
O Acervo está localizado na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Neste blog serão publicadas informações sobre esse acervo.


Seja bem-vindo.







quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Antonio Firmino de Proença


Antigamente era mais comum que professores publicassem livros escolares? Parece que sim, ao menos é o que demonstra o ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR – AHLE. São vários os educadores que se tornaram autores de livros didáticos e paradidáticos ou mesmo organizadores de coletâneas e coleções de uso escolar.

Um desses foi Antonio Firmino de Proença (1880-1946) professor paulista formado na Escola Normal de São Paulo (conhecida como Escola da Praça ou Escola Normal  Caetano de Campos).

Lecionou em várias escolas públicas do Estado de São Paulo e publicou, entre outros, uma coleção de livros escolares denominadas “séries graduadas”, compostas por uma cartilha e quatro ou cinco livros voltados para as séries do antigo curso primário (atual 1º ciclo do ensino fundamental).

NO AHLE encontram-se o 1º, 2º e 3º Livros de Leitura da década de 1940 e o livro Leitura para principiantes de 1945, já na 63º edição.

Alguns estudos sobre Proença ilustram a sua trajetória como educador e autor de livros escolares. Entre outros Razzini, Marcia (org.) Antonio Firmino de Proença: professor, formador, autor. Ed. Porto de Ideias, 2010 e também Gazoli, Monalisa. Bibliografia de e sobre Antonio Firmino de Proença: um instrumento de pesquisa. Disponível em http://www.sbhe.org.br

Lembramos também que Antonio Firmino de Proença dá nome a antiga e consagrada escola pública no bairro da Moóca.

O AHLE tem em seu acervo outros livros didáticos escritos e organizados por professores que serão divulgados em breves textos como este.

Nenhum comentário:

Postar um comentário