Acervo Histórico do Livro Escolar - AHLE

O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR é formado pelo conjunto de livros escolares das antigas bibliotecas públicas infantis da cidade de São Paulo.

Com 5 mil volumes, o Acervo é composto por cartilhas, manuais escolares de todas as matérias de ensino, antologias literárias e livros de referência de uso escolar, entre outros, do século XIX até a década de 1980 e abrange os cursos primários, os secundários, os de formação de professor e o ensino técnico.
O Acervo está localizado na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Neste blog serão publicadas informações sobre esse acervo.


Seja bem-vindo.







quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Livros didáticos de Língua Portuguesa




Ed. do Brasil, SP, 1966, 59ª edição.
Dentre os cinco mil livros do Acervo Histórico do Livro Escolar – AHLE grande parte trata da língua portuguesa. Tanto os de “Primeiras Leituras” para os cursos elementares, quanto os voltados para o antigo curso ginasial, atualmente 2º ciclo do ensino fundamental. Livros do curso secundário, hoje ensino médio, também compõem o AHLE.

Destacarei aqui os livros para as quatro séries do ginásio. Divididos em quatro volumes, esses livros se valiam principalmente de pequenos textos da literatura brasileira e portuguesa para o ensino da gramática. 

Assim, Celso Cunha, Aída Costa, Domingos Paschoal Cegalla, Raul Moreira Léllis, Aníbal Bruno, Enéias Martins de Barros; Naief Safady; G. Guimarães Corrêa; Jose Brasileiro Vilanova e Othoniel Mota, entre outros, foram autores desses livros didáticos    utilizados nas escolas nos anos de 1940 a 1960.

Liv. Fco Alves, RJ, 1963.
Aída Costa, por exemplo, licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, foi titular de Latim na USP e professora de cursos ginasiais. O AHLE resguarda livros de Português e de Latim de sua autoria. Os de português para o ginásio, por exemplo, são de 1966, na 59ª edição.

Um dos fatores que chama a atenção nesses livros é que foram reeditados por muito tempo, atingindo várias gerações.
Eis aí um tema que pode ser explorado na pesquisa desse material.















2 comentários:

  1. Olá,
    Eu gostaria muito encontrar a cartilha Onde está o Patinho. Fui alfabetizada com ela pela minha avó e hoje gostaria de te-la para mostrar à minha filha. Meu email é georgiazardi@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Georgia,

      O Acervo não está digitalizado e você não mora em São Paulo. Vou te enviar um e mail para nos comunicarmos.
      Abraços
      Azilde

      Excluir