Acervo Histórico do Livro Escolar - AHLE

O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR é formado pelo conjunto de livros escolares das antigas bibliotecas públicas infantis da cidade de São Paulo.

Com 5 mil volumes, o Acervo é composto por cartilhas, manuais escolares de todas as matérias de ensino, antologias literárias e livros de referência de uso escolar, entre outros, do século XIX até a década de 1980 e abrange os cursos primários, os secundários, os de formação de professor e o ensino técnico.
O Acervo está localizado na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Neste blog serão publicadas informações sobre esse acervo.


Seja bem-vindo.







quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Livros didáticos de Língua Portuguesa




Ed. do Brasil, SP, 1966, 59ª edição.
Dentre os cinco mil livros do Acervo Histórico do Livro Escolar – AHLE grande parte trata da língua portuguesa. Tanto os de “Primeiras Leituras” para os cursos elementares, quanto os voltados para o antigo curso ginasial, atualmente 2º ciclo do ensino fundamental. Livros do curso secundário, hoje ensino médio, também compõem o AHLE.

Destacarei aqui os livros para as quatro séries do ginásio. Divididos em quatro volumes, esses livros se valiam principalmente de pequenos textos da literatura brasileira e portuguesa para o ensino da gramática. 

Assim, Celso Cunha, Aída Costa, Domingos Paschoal Cegalla, Raul Moreira Léllis, Aníbal Bruno, Enéias Martins de Barros; Naief Safady; G. Guimarães Corrêa; Jose Brasileiro Vilanova e Othoniel Mota, entre outros, foram autores desses livros didáticos    utilizados nas escolas nos anos de 1940 a 1960.

Liv. Fco Alves, RJ, 1963.
Aída Costa, por exemplo, licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, foi titular de Latim na USP e professora de cursos ginasiais. O AHLE resguarda livros de Português e de Latim de sua autoria. Os de português para o ginásio, por exemplo, são de 1966, na 59ª edição.

Um dos fatores que chama a atenção nesses livros é que foram reeditados por muito tempo, atingindo várias gerações.
Eis aí um tema que pode ser explorado na pesquisa desse material.















8 comentários:

  1. Olá,
    Eu gostaria muito encontrar a cartilha Onde está o Patinho. Fui alfabetizada com ela pela minha avó e hoje gostaria de te-la para mostrar à minha filha. Meu email é georgiazardi@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Georgia,

      O Acervo não está digitalizado e você não mora em São Paulo. Vou te enviar um e mail para nos comunicarmos.
      Abraços
      Azilde

      Excluir
  2. Eu coleciono os livros da Aida Costa e os utilizo para estudar! Tenho todos do ginásio, os de latim e o de estudos clássicos. Vcs possuem os do professor? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi que inveja estudei nesses livros no tempo do antigo ginásio anos 50.Procuro uma cr
      onica sobre Salvador Ba escrito pela Aida num deles.Pode me ajudar?Grata totymaya@gmail.com

      Excluir
    2. Amiga; você tem o livro de Aida Costa onde tem o texto: O mais pobre ? Eu li este texto ainda menina com uns dez anos, hoje tenho 72. Já escrevi uma peça para meus alunos apresentarem em um dia festivo, foi muito aplaudido pq ensaiei com os alunos. Se você tiver mande-me paara eu recordar. Obrigada

      Excluir
  3. Olá Cristiane. Você precisa entrar em contato c a Biblioteca Monteiro Lobato. O E mail e telefones estão na página de rosto do blog do AHLE. Por enquanto as bibliotecas municipais de são paulo estão fechadas.

    ResponderExcluir
  4. Procuro o texto "Palavra aos Moços" que está no livro de Português - Segunda Série Ginasial, de Aída Costa. Vocês poderiam ajudar-me?

    Agradeço,
    Samuel Pereira de Carvalho
    e-mail: samuelpc@ufla.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Samuel, a Biblioteca, onde se encontra o acervo, está fechada temporariamente. No blog tem o endereço e telefones. O acervo é para consulta e pesquisa.

    ResponderExcluir