Acervo Histórico do Livro Escolar - AHLE

O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR é formado pelo conjunto de livros escolares das antigas bibliotecas públicas infantis da cidade de São Paulo.

Com 5 mil volumes, o Acervo é composto por cartilhas, manuais escolares de todas as matérias de ensino, antologias literárias e livros de referência de uso escolar, entre outros, do século XIX até a década de 1980 e abrange os cursos primários, os secundários, os de formação de professor e o ensino técnico.
O Acervo está localizado na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Neste blog serão publicadas informações sobre esse acervo.


Seja bem-vindo.







quarta-feira, 23 de março de 2016

O pioneirismo da Biblioteca Infantil Municipal, atual Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato e seus 80 anos




 

 

 

Em 14 de abril de 1936 foi inaugurada a Biblioteca Infantil Municipal, atual Biblioteca Infanto- Juvenil Monteiro Lobato. Até aqui, 80 anos dedicados à leitura, ao livro, à pesquisa e a projetos para atrair e manter as crianças e jovens em seu espaço. Alguns períodos foram mais intensos, outros menos, mas a origem e o pioneirismo deste equipamento público educativo e cultural dedicado à criança são reconhecidos para se refletir sobre o papel de uma Biblioteca Pública atualmente.

O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR – AHLE compõe os acervos especiais para pesquisadores desta biblioteca e assim, como forma de homenagear esses 80 anos e também divulgar o material que o AHLE resguarda, resolvi postar livros escolares que fizeram parte da Biblioteca e que estampam imagens de crianças.

Assim retrato uma das funções da biblioteca ao longo de sua história,  qual seja, proporcionar a pesquisa escolar, função que as tecnologias atuais substituíram em parte e também as figuras infantis,  protagonistas do projeto da Biblioteca desde a sua criação.

Sobre a história desta biblioteca[1] existe um blog cujo link está em “sites relacionados” e também outros textos, ambos neste blog.



[1] Verificar entre outros,  ANDREOTTI, A. O Jornal A Voz da Infância (1936-1950) Educação e Cultura na Modernidade Paulistana. Jundiaí, Paco Ed., 2014.

1. ilustração: Fleury, R. S. SP, Record, 1941.
2. ilustração: Viana, A. SP, Cia Ed. Nacional, 1956.
3. ilustração: Ricchetti, H. SP, Cia Ed. Nacional, 1949.
4. ilustração: D'Avila, A.  S.P, Cia Ed. Nacional, 1953.
Obs. Esses livros têm várias edições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário