Acervo Histórico do Livro Escolar - AHLE

O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR é formado pelo conjunto de livros escolares das antigas bibliotecas públicas infantis da cidade de São Paulo.

Com 5 mil volumes, o Acervo é composto por cartilhas, manuais escolares de todas as matérias de ensino, antologias literárias e livros de referência de uso escolar, entre outros, do século XIX até a década de 1980 e abrange os cursos primários, os secundários, os de formação de professor e o ensino técnico.
O Acervo está localizado na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Neste blog serão publicadas informações sobre esse acervo.


Seja bem-vindo.







terça-feira, 28 de junho de 2016

Joaquim Silva: autor de livros de história

Com o objetivo de continuar a traçar questões sobre a autoria de livros didáticos, com textos informativos dos autores, divulgo aqui Joaquim Silva (1880-1966).
Sem dúvida, entre os livros didáticos existem alguns que foram reeditados por décadas, atingindo assim várias gerações. É o caso de Joaquim Silva autor de livros de História. Junto com Borges Hermida, destacou-se nos anos de 1950 e 1960, com ampla produção didática.
Professor e diretor de escolas no interior de São Paulo, como Tatuí e Sorocaba, Joaquim Silva não foge ao modelo do professor-autor de livros escolares. Sua obra tornou-se referência no ensino de história, chegando a inúmeras edições.
Existem trabalhos que se debruçam sobre a autoria dos livros didáticos e a importância de se conhecer o contexto em que o livro foi produzido, tanto o sócio-cultural, quanto as linhas pedagógicas e o modelo de educação destacados no período. Com isso entende-se porque determinados parâmetros e linhas metodológicas foram usadas pelo autor.
O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR – AHLE mantém livros de história, tanto os didáticos, quanto os paradidáticos e alguns de referência. É um conjunto de livros muito procurado por estudantes e pesquisadores. Sobre a produção de Joaquim Silva, o AHLE mantém História da Civilização dos anos de 1930, para o curso ginasial ; História do Brasil, também para o ginásio, dos anos de 1940; História da América, dos anos 1950 e História Geral, dos anos 1960. Também, junto com Aroldo de Azevedo, Joaquim Silva publicou livros didáticos para o curso de admissão.


Notas:


Entre outros trabalhos, indico a tese de doutorado: Professor Joaquim Silva, um autor da história ensinada do Brasil: livros didáticos e educação moderna dos sentidos (1940-1951), autoria de Arnaldo Pinto Junior, defendida em 2010 na Faculdade de Educação da UNICAMP.

7 comentários:

  1. Olá, vi sua oespesqu sobre Joaquim Silva, este foi meu bisavô. Tenho algumas de suas obras, mas foram compradas em sebos.

    Legal saber que existem pessoas que peaquisam sobre suas obras .

    ResponderExcluir
  2. Eu acabei de comprar três livros dele, aqui em um sebo perto de casa tem vários livros dele

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria de comprar o livro de História Geral e outros do Prof. JOAQUIM SILVA. Como os compro?
    cardosovivente@gmaol.com

    ResponderExcluir
  4. eu edtudei no ginasio com os livros de Joaquim Silva na decada de 50/60

    ResponderExcluir
  5. estudei os quatro de ginasio pelo livro de Joaquim Silva .Gostaria de ver sua assinatura .

    ResponderExcluir
  6. Também estudei nos livros do.Joaquom.Silva, do primeiro ao quarto ano ginasio em PEÇANHA.MG. Quando fui trabalhar em Santo André, o unico quarto da pensão estava sempre fechado, pois o ocupante viajara e deixou seus trabalhos lierários na parte alta, só acessivel se dispusesse de uma escada. Ela confiou em.mim e passei a ocupar o dito quarto. Passados uns meses ele foi ver se estava tudo em.ordem. Deu.me um.abraço e falou que eu podia ficar tranquilo porque ele ia demorar em.sua viagem.. Mas poucos dias depois fui convidado por um amigo a morar no seu apartamento que era amplo e central. Fiz a mudanca. Foi por pouco tempo, pois ele entrou para vida religiosa e foi estudar num SEMINÁRIO CATOLICO em BElo Horizonte. Morei em Santo André de 1958 até março de 1960. Fiz boas e sinceras amizades naquela acolhedora cidade.



    ResponderExcluir