Acervo Histórico do Livro Escolar - AHLE

O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR é formado pelo conjunto de livros escolares das antigas bibliotecas públicas infantis da cidade de São Paulo.

Com 5 mil volumes, o Acervo é composto por cartilhas, manuais escolares de todas as matérias de ensino, antologias literárias e livros de referência de uso escolar, entre outros, do século XIX até a década de 1980 e abrange os cursos primários, os secundários, os de formação de professor e o ensino técnico.
O Acervo está localizado na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Neste blog serão publicadas informações sobre esse acervo.


Seja bem-vindo.







terça-feira, 13 de outubro de 2009

SÉRIE “PEDRINHO”




Lourenço Filho (1897-1970) foi educador, autor de livros didáticos e organizador de várias coletâneas escolares.

A série de leitura graduada “Pedrinho”, de sua autoria, é composta de textos para serem usados nos primeiros anos escolares e foi publicada em 1955, com inúmeras edições.

Organizada para as escolas primárias, contém uma Cartilha, quatro livros para as séries do curso primário e um quinto para o aperfeiçoamento da leitura.

PEDRINHO é o nome do personagem do ‘Sítio do Pica Pau Amarelo’ de Monteiro Lobato. Será coincidência?
O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR - AHLE disponibiliza para pesquisa vários títulos de Lourenço Filho, incluindo sua produção voltada para a formação de professores.

17 comentários:

  1. A série "Pedrinho" marcou a minha infância!
    Inesquecível o livri "Pedrinho e seus amigos", onde o personagem muda de casa. Uma das leituras tem o título: "É perguntando que se aprende". E, em uma das histórias ele oferece flores a uma senhora, que comenta: "Quem dá flores fica sempre com um perfume nas mãos". Era tão apaixonada pelo livro, que ainda o tenho na memória. Pena não o ter guardado como relíquia.
    Certamente, teve grande influência na escolha de minha careira como Professora e Pedagoga.
    Eliana Moreira de Oliveira
    Fundação Municipal de Educação de Niterói - RJ

    ResponderExcluir
  2. Assim como marcou sua infância Eliana, a minha também. Olha, tenho alguns fragmentos dos livros de Pedrinho ainda. Velhinhos e faltando páginas. Gostaria de dar uma ideia aqui ao/à blogueiro(a). Que tal nos presentear o conteúdo dessas relíquias em PDF pra gente?...

    ResponderExcluir
  3. Ah! Em complemento ao meu comentário anterior além de Pedrinho estudei também com os livros: Terra Brasileira, Minha Terra, Sei Ler e cartilha Caminho Suave. Quanto ao Terra Brasileira e Minha Terra, não encontro de maneira alguma na internet.
    Mas não me cansarei de procurar enquanto vivo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luiz antonio
      tenho as cartihas QUE V PROCURA
      CONTATO PARA: fabio.777bol.com.br

      Excluir
    2. Luiz Antônio, estes que citou é do mesmo autor?
      Obrigada!

      Excluir
  4. Olá Luiz Antonio,

    Não temos livros em pdf. Quanto ao "Minha Terra" temos os livros da 1ª, 2ª e 3ª series, dos anos 60. Venha nos visitar.
    Azilde

    ResponderExcluir
  5. A minha explicadora pediu o livro de leitura PEDRINHO E SEUS AMIGOS e acho que deve ter sido em 1966 ou 1967, saudades.

    ResponderExcluir
  6. Angela 25 de maio de 2014
    tenho em mãos o livro Pedrinho e seus amigos ele esta bem velhinho falta pedaços de paginas,este livro pertencia a meu pai ,posso dizer que ele me acompanhou a vida toda me lembro como o usei para fazer trabalhos e redações posso dizer que ele e um livro completo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela,

      Se for possível venha conhecer o Acervo e assim consultar o livro "Pedrinho e seus amigos" que você tem incompleto. É só agendar pelo emeio do Blog.
      Abços

      Excluir
  7. Olá. Muito interessante este Blog. Vê-se tanta bobagem, tanta cultura inútil na internet, que dá um alívio em depararmos com Gente Grande por dentro, que procura preservar, informar, transmitir conhecimentos e as coisas belas da vida. Parabéns pelo Blog. Também estudei com o Livro "Pedrinho e seus amigos", e estudei também com o Livro de Admissão ao Ginásio. Joias raras (tanto o "Pedrinho e seus amigos", quanto o "Livro de Admissão ao Ginásio"), que foram doados a crianças sem recursos há mais de 45 anos. Eu gostaria muito de poder encontrar esses livros, gostaria muito de adquiri-los. Têm ideia de onde se poderia encontrá-los? Parabéns pelo Blog e muito sucesso. Abá Tupi

    ResponderExcluir
  8. QUERIA SABER SE ALGUEM TEM MAIS INFORMAÇÃO ONDE EU POSSO ENCONTRAR OS LIVROS DE PEDRINHO EU ESTUDEI COM ESSES LIVROS TENHO MUITA VONTADE DE ENCONTRAR LI PEDRINHOS E SUAS AVENTURAS DEPOIS TINHA PEDRINHO E O MUNDO

    ResponderExcluir
  9. QUERIA SABER SE ALGUEM TEM MAIS INFORMAÇÃO ONDE EU POSSO ENCONTRAR OS LIVROS DE PEDRINHO EU ESTUDEI COM ESSES LIVROS TENHO MUITA VONTADE DE ENCONTRAR LI PEDRINHOS E SUAS AVENTURAS DEPOIS TINHA PEDRINHO E O MUNDO

    ResponderExcluir
  10. Estudei "Pedrinho e seus amigos" Muito bom. Agora pretendo adquirir a coleção completa. PEDRINHO, PEDRINHO E SEUS AMIGOS, (este já tenho) AVENTURAS DE PEDRINHO, LEITURAS DE PEDRINHO E MARIA CLARA ... Gostaria de saber mais sobre o exemplar "PEDRINHO E O MUNDO" Pois este não conheço.

    ResponderExcluir
  11. Estudei "Pedrinho e seus amigos", muito bom. Agora pretendo adquirir a coleção completa: PEDRINHO, PEDRINHO E SEUS AMIGOS (este já tenho) AVENTURAS DE PEDRINHO E MARIA CLARA,...Gostaria de saber mais sobre o exemplar "PEDRINHO E O MUNDO" Pois este eu não conheço.

    ResponderExcluir
  12. Eu, estudei a cartilha e os livros de venturas de Pedrinho e Maria Clara. tempo bom onde a gente tinha que estudar. Saudade do meu tempo, de minha escola e meus amigos.

    ResponderExcluir
  13. Eu me lembro., que as aventuras de Pedrinho tinha: entrando pela floresta, feijão DE tropeiro... enfim chegamos a glóta funda, entradas e bandeiras. Alguém lembra? Qual edição SERIA ESTÁ?



    ResponderExcluir