Acervo Histórico do Livro Escolar - AHLE

O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR é formado pelo conjunto de livros escolares das antigas bibliotecas públicas infantis da cidade de São Paulo.

Com 5 mil volumes, o Acervo é composto por cartilhas, manuais escolares de todas as matérias de ensino, antologias literárias e livros de referência de uso escolar, entre outros, do século XIX até a década de 1980 e abrange os cursos primários, os secundários, os de formação de professor e o ensino técnico.
O Acervo está localizado na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Neste blog serão publicadas informações sobre esse acervo.


Seja bem-vindo.







sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Série graduada "Brasília"

Capa do 4º livro de leitura para o 4º ano primário, 8ª ed. 1965.




As coleções ou séries graduadas, geralmente com cinco livros, foram publicadas até a década de 1970. Essas coleções continham uma cartilha e quatro livros de leitura referentes as quatro séries do curso primário, curso extinto com as mudanças na organização da Educação durante a ditadura militar.[1]
Destaco a coleção “Brasília” de Daisy Bréscia, editada em 1960 pela Livraria Francisco Alves, com inúmeras edições posteriores. O nome “Brasília” refere-se a recém inaugurada nova capital do Brasil em abril de 1960. Máximo de Moura Santos, prefaciador do livro indica que a autora homenageia, assim, “o maior acontecimento realizado no país, desde a proclamação da independência”, comentário que testemunha o entusiasmo que Brasília causou. A capa do 4º livro é de Milton Bréscia e as ilustrações de Italo Cencini.

Segundo Bréscia, a cartilha parte da palavra para decompô-la em sílabas, concepção do método analítico de alfabetização. No entanto indica como analítico-sintético o utilizado em sua cartilha, prática comum na multiplicidade de métodos aplicados no processo de aquisição da leitura e da escrita.
O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR mantém várias coleções graduadas e inúmeras cartilhas, algumas já apresentadas neste Blog.
Esses livros são procurados principalmente por pesquisadores que estudam a história do ensino da escrita e da leitura na fase inicial de escolarização, entre outros estudos, mas também por um público que busca sua história escolar.
Sem dúvida uma das vocações deste Acervo é provocar lembranças. Nesse sentido cumpre a tarefa de resguardar muitas vezes fragmentos da história pessoal de várias gerações.
[2]


[1] Lei n. 5692 de 1971 que fixou as diretrizes para o ensino de 1º e 2º graus, extinguindo a antiga organização escolar em cursos primário, secundário e médio.

[2] 1ª lição do livro n. 4.

7 comentários:

  1. Como faço pra comprar esse livro estudei ele na quarta série

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Eu usei o livro BRASILIA em 1967, gostaria de saber qual deles. Eu me lembro das estórias: "As 3 peneiras", "O Menino e o regato", "O Macaco é o copo de leite".. não tenho certeza se é o livro 2.Alguem conhece?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! Estudei nesses livros Brasilia do 1º ao 4º ano. Como faço para comprá-los?
    Por favor, gostaria de receber uma resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho o 4⁰ livro, já sem capa, bem desgastado. Mas com muitas histórias

      Excluir
  4. Boa tarde, como posso encontrar esses livros? Em alguma biblioteca?

    ResponderExcluir
  5. Estudei com esse livro Brasília no 2a, na 3a e 4a série tenho muita saudades desse tempo
    Meu Deus que saudade!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de comprar esses livros Brasilia 1a, 2e, 3a e 4a série como encontrar ?

    ResponderExcluir