Acervo Histórico do Livro Escolar - AHLE

O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR é formado pelo conjunto de livros escolares das antigas bibliotecas públicas infantis da cidade de São Paulo.

Com 5 mil volumes, o Acervo é composto por cartilhas, manuais escolares de todas as matérias de ensino, antologias literárias e livros de referência de uso escolar, entre outros, do século XIX até a década de 1980 e abrange os cursos primários, os secundários, os de formação de professor e o ensino técnico.
O Acervo está localizado na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Neste blog serão publicadas informações sobre esse acervo.


Seja bem-vindo.







segunda-feira, 30 de maio de 2011

MOBRAL

O Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL foi um programa de educação de adultos entre 1971 e 1985, durante a ditadura militar, instituído pela Lei Nº 5379 de 15/12/1967. Caracterizou-se como empreitada de grande porte e com claro interesse político ideológico.

Programas para alfabetizar a população adulta datam das primeiras décadas do século 20, mas nos anos de 1960 surge uma nova referência sobre esse tema: a pedagogia de Paulo Freire.

De forma resumida essa pedagogia visava articular educação popular e consciência política. Com o golpe militar de 1964, qualquer manifestação desse naipe foi censurado e seus mentores perseguidos.

Com um propósito alfabetizador e ideológico e partindo de palavras-chave (igual ao método de Paulo Freire) o MOBRAL diferenciou-se por conter princípios propagados pela ditadura militar onde critica e problematização da realidade estavam ausentes.

Segundo a apresentação do programa pelo governo federal, “O atual ritmo do MOBRAL nos convence de que chegaremos a 1978 com índices de alfabetização semelhantes aos das nações de maior progresso econômico e social. E estamos certos de que esse movimento, que não é mais uma promessa e sim uma realização, atesta o que o povo brasileiro pode construir pela conjugação do seu entusiasmo com uma administração racional”. (1)
Isso não ocorreu como atestam o número de analfabetos no Brasil no fim dos anos de 1980 e ainda hoje.

O AHLE mantém um exemplar do MOBRAL e outros livros escolares editados pelos poderes públicos. Como exemplo a Coleção Educar.


Figuras:


1. Capa do Livro de Leitura, 9ª ed. s/d.


2. Página ilustrando "palavras-chave"


3. Página interior das Coleção Educar, s/d.



2 comentários:

  1. oii..estou precisando muito do livro de matematica usado no MOBRAL ....alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. No site ESTANTE VIRTUAL há dois livros de matemática do Mobral cadastrados (até o presente momento). São eles: 1)Matemática-Numeração-Números Naturais. 2)Guia de Matemática para o professor de Educação Integrada. Confira. Abraços.

      Att,

      sr Cleiton

      Excluir