Acervo Histórico do Livro Escolar - AHLE

O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR é formado pelo conjunto de livros escolares das antigas bibliotecas públicas infantis da cidade de São Paulo.

Com 5 mil volumes, o Acervo é composto por cartilhas, manuais escolares de todas as matérias de ensino, antologias literárias e livros de referência de uso escolar, entre outros, do século XIX até a década de 1980 e abrange os cursos primários, os secundários, os de formação de professor e o ensino técnico.
O Acervo está localizado na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Neste blog serão publicadas informações sobre esse acervo.


Seja bem-vindo.







segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Biblioteca Pedagógica Brasileira




Fernando de Azevedo (1894-1974) autor consagrado pela produção teórica, principalmente na área da Educação, já foi tema de vários estudos acadêmicos, principalmente em História da Educação. (1)
Com inúmeros títulos publicados, Fernando de Azevedo, um dos signatários da “Escola Nova” (2) criou, em 1931, a Biblioteca Pedagógica Brasileira - B.P.B., coleção produzida pela Cia Editora Nacional e coordenada por ele até 1946. Essa publicação era dividida em cinco séries:


A primeira, “Literatura Infantil”, teve como volume inicial "Cazuza" de Viriato Correia e vários outros, escritos por Monteiro Lobato;
A segunda série, “Livros Didáticos”, se ateve a publicações sobre língua portuguesa;



Na série 3,“Atualidades Pedagógicas”, foi incluído o livro "Novos caminhos e Novos Fins”, do próprio F. Azevedo, em que é apresentada a Reforma da Escola Nova.
A Série 4, “Iniciação Científica”, teve publicações sobre Sociologia, Psicologia e outras ciências, destacando-se alguns livros de Freud.
E a quinta série, chamada “Brasiliana”, dedicava-se a publicações de História do Brasil.

A coleção B.P.B. era voltada para diferentes públicos, mas a formação de professores foi seu alvo principal, provavelmente em função da expansão do ensino nos anos 1930 e 1940 e a necessidade de qualificação dos profissionais da educação.
O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR – AHLE tem vários títulos dessa coleção e também de outras, já que seu acervo abrange 70 anos da nossa História da Educação.
Destaquei alguns para ilustrar esse pequeno texto, independente dos títulos mencionados.


Notas:

(1) Entre outros, verificar: www.histedbr.fae.unicamp.br site do Grupo de Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, do Departamento de História da Educação, da Faculdade de Educação da UNICAMP que traz alguns estudos sobre o autor.
Fernando de Azevedo também ocupou cargos públicos na área da Educação.

(2) O Movimento da Escola Nova caracterizou-se por novas idéias pedagógicas que se contrapunham aos adotados pela escola tradicional. Vários estudiosos analisaram esse movimento. Destaco, entre outros, Dermeval Saviani. O site sugerido na 1ª nota contém o Manifesto dos Pioneiros da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário