Acervo Histórico do Livro Escolar - AHLE

O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR é formado pelo conjunto de livros escolares das antigas bibliotecas públicas infantis da cidade de São Paulo.

Com 5 mil volumes, o Acervo é composto por cartilhas, manuais escolares de todas as matérias de ensino, antologias literárias e livros de referência de uso escolar, entre outros, do século XIX até a década de 1980 e abrange os cursos primários, os secundários, os de formação de professor e o ensino técnico.
O Acervo está localizado na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Neste blog serão publicadas informações sobre esse acervo.


Seja bem-vindo.







sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Thomaz Galhardo


Thomaz Galhardo nasceu em Ubatuba em 1855, falecendo em 1904. Estudou na Escola Normal de São Paulo e foi professor, ocupando vários cargos na Instrução Pública do Estado.

É reconhecido pela publicação de livros didáticos para as primeiras letras. Sua Cartilha Elementar para a Infância, do início da década de 1880, baseia-se no método de silabação; publicou o Segundo Livro de Leitura Na escola e no Lar e  o Terceiro Livro de Leitura para a Infância ainda nas últimas décadas do século XIX. Sua obra foi editada pela Editora Francisco Alves  e alcançou inúmeras edições.




O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR – AHLE possui duas Cartilhas, uma de 1940 e outra de 1946, já na 158ª edição.  O Segundo Livro de Leitura data de 1960, na 81ª edição e o Terceiro Livro de Leitura é o mais antigo do Acervo,  de 1907, na 5ª edição.




Mesmo com algumas modificações e ampliações, como no caso da Cartilha da Infância, os livros de Galhardo têm, além da raridade, como todo livro didático antigo em nosso país, o privilégio de serem editados e reeditados por muito tempo, alcançando assim várias gerações. (1)

O AHLE resguarda inúmeras cartilhas, como também edições seriadas, como essa do Galhardo: um livro de alfabetização seguido de outros, geralmente  quatro livros, de acordo com as séries do Grupo Escolar, modalidade de escola inaugurada com a República.

Notas:


(1) Verificar: SANTOS, Luana Grazielle. Um estudo sobre a cartilha da infância (188?),  de Thomaz Galhardo, publicado na Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 7, n. 3, p. 332-342, 2007.

3 comentários:

  1. tenho o segundo livro de leitura de tomaz galhardo quero doar quem tiver enterece

    ResponderExcluir
  2. tenho um livro de thomaz galhardosegundo livro de leitura e desejo doar o que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis Antonio,

      A doação pode ser feita pelo correio. O endereço é Rua General Jardim, 485, São Paulo, SP CEP 01223-011. Com certeza a doação será aproveitada em nosso acervo.
      Grata pela atenção.

      Excluir