- De uma forma geral o AHLE chama a atenção de um público voltado para a pesquisa. Nesse sentido, graduandos, pós-graduandos, professores e alunos de várias áreas das ciências humanas, como Letras, Pedagogia, História, Biblioteconomia, Geografia e outras buscam no Acervo material para seus trabalhos e pesquisas.
Sabemos que a escolha de determinada fonte é resultado da indagação do pesquisador e do objeto a ser investigado e nesse sentido o uso cada vez mais diversificado de materiais, como a iconografia, os testemunhos orais e outros decorre da especificidade da pesquisa e do perfil de quem a faz.
Da mesma forma que outras fontes, oficiais ou não, o livro escolar por si só não contém um caráter elucidativo. Como afirma Hobsbawm (1997, p. 224) mesmo a melhor das fontes (...) apenas esclarece certas áreas daquilo que queremos conhecer. O que devemos fazer é reunir uma ampla variedade de informações em geral fragmentárias.
Em relação ao AHLE já fizemos um levantamento de temas e livros mais procurados, como também dos educadores mais solicitados. Destaco aqui dois autores de livros didáticos que foram tema de pesquisa recentemente. Um deles, Thales de Andrade (1890-1977), professor, escreveu vários livros de histórias infantis da série Encanto e Verdade da Ed. Melhoramentos, da qual foi também organizador. Alegria (leitura intermediária), de 1938, da Ed. Cia Nacional, Saudade (1919) e Ensinando a Constituição (1954), são também livros de uso escolar de Andrade mantidos pelo AHLE.
Sergio Buarque do Holanda (1902-1982) foi outro autor de livros escolares procurado para pesquisa.
O AHLE tem livros de História do Brasil e História da Civilização da 1ª a 8ª série do antigo 1º grau (atual ensino fundamental) dos anos de 1970, editados pela Cia Editora Nacional de São Paulo, de sua autoria.
Além dos títulos, muitos pesquisadores buscam autores de livros didáticos como fonte para seus trabalhos e o AHLE, com 5 mil livros e abrangendo 80 anos da História da Educação, dispõe de farto material para esses estudos.
Referências Bibliográficas
HOBSBAWM,
E. (1998). Sobre a História. São Paulo, Cia das Letras.
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