Acervo Histórico do Livro Escolar - AHLE

O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR é formado pelo conjunto de livros escolares das antigas bibliotecas públicas infantis da cidade de São Paulo.

Com 5 mil volumes, o Acervo é composto por cartilhas, manuais escolares de todas as matérias de ensino, antologias literárias e livros de referência de uso escolar, entre outros, do século XIX até a década de 1980 e abrange os cursos primários, os secundários, os de formação de professor e o ensino técnico.
O Acervo está localizado na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Neste blog serão publicadas informações sobre esse acervo.


Seja bem-vindo.







sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

O Jornal "A Voz da Infância" (1936-1950) - Educação e Cultura na Modernidade Paulistana


 
A publicação de um livro sobre um jornal infanto-juvenil da década de 1930 pode não parecer adequado em um Blog que se propõe a divulgar e trazer informações a respeito de um Acervo de livros escolares antigos. Mas se pensarmos que esse jornal foi criado e editado na Biblioteca Infantil Municipal de São Paulo, atual Biblioteca Monteiro Lobato, a mesma que deu origem ao AHLE, veremos uma confluência entre o livro e o Acervo.

Ambos tiveram como princípio a Biblioteca que sediou livros para trabalhos escolares das crianças e assim proporcionou a organização do Acervo Histórico do Livro Escolar - AHLE,  hoje procurado como fonte de pesquisa e  também abrigou um projeto de elaboração de um jornal infanto juvenil com o objetivo de promover a Biblioteca como equipamento de educação e cultura e garantir a permanência das crianças em seu espaço.

O livro que dá título a este texto é também, junto com o AHLE, fruto da busca de novas fontes, empreitada que expõe vestígios e testemunhos do passado. Espera-se com isso chamar a atenção  para o resguardo e disponibilização de fontes de pesquisa, trabalho sempre em construção, apesar dos avanços proporcionados pela tecnologia. Assim conta-se colaborar para a escrita da história e  o intercâmbio com outras instituições.

Um comentário: