Acervo Histórico do Livro Escolar - AHLE

O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR é formado pelo conjunto de livros escolares das antigas bibliotecas públicas infantis da cidade de São Paulo.

Com 5 mil volumes, o Acervo é composto por cartilhas, manuais escolares de todas as matérias de ensino, antologias literárias e livros de referência de uso escolar, entre outros, do século XIX até a década de 1980 e abrange os cursos primários, os secundários, os de formação de professor e o ensino técnico.
O Acervo está localizado na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Neste blog serão publicadas informações sobre esse acervo.


Seja bem-vindo.







quinta-feira, 29 de maio de 2014

Ciências Naturais nos Currículos Escolares





Os currículos escolares compõem-se por conteúdos e práticas educativas historicamente constituídas e assim o ensino de caráter mais humanístico, literário, científico ou universalista se configura como ideário de determinado contexto.

No Brasil as disciplinas de ensino foram organizadas como grade escolar no século XIX. Até então prevalecia o ensino das primeiras letras, salvo iniciativas isoladas e também o ensino humanista, com o predomínio da ideologia católica. (1)



Pois a vinda da família real em 1808 proporcionou o incentivo a iniciativas culturais, científicas e educacionais, destacando-se na Educação o Colégio D. Pedro II em 1837, escola secundária criada no Rio de Janeiro como modelo  para o resto do país. Nesse período havia ainda alguns liceus e poucas escolas de caráter privado.

O ensino propedêutico e universalista compôs o currículo do Col. Pedro II.  Na primeira matriz curricular desse colégio, distribuída em oito series, aparecem as disciplinas História Natural e Ciências Físicas.

Já na primeira reforma educacional da República em 1890, (Reforma Benjamin Constant), conciliou-se o humanismo com o enciclopedismo, de clara inspiração positivista. No ensino médio constavam as disciplinas Biologia, Zoologia e Botânica.

Nos anos 1930, a Reforma Francisco Campo estabeleceu a nível nacional o currículo seriado para o curso secundário e nele Ciências Físicas e Naturais nas 1ªs e 2ªs séries do ciclo fundamental. Para o ciclo complementar, Biologia Geral e Higiene para o preparatório à Faculdade de Direito e História Natural para os preparatórios de Medicina e Engenharia.

A Reforma Capanema nos anos 1940 estabeleceu outra divisão na grade de ensino. Ciências Naturais aparecem nas 3ªs e 4ªs series do curso Ginasial; no Curso Clássico, Biologia no 3º ano e no curso Científico, Biologia nos 2º e 3º anos. Ciências Naturais fez parte do Ensino Normal.

O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR – AHLE resguarda centenas de livros de Iniciação as Ciências e de Ciências para os cursos elementares  e secundários; livros paradidáticos; sobre o corpo humano; livros de Biologia, Zoologia, Botânica e Higiene, entre outros. Há também os multidisciplinares para os cursos elementares com ensinamentos de ciências para as crianças.

Notas:

(1) Entre outros autores, Severino, Antonio Joaquim. Educação, Ideologia e Contra-Ideologia, SP, EPU, 1986.


Referências Bibliográficas:

ROMANELLI, Otaíza. História da Educação no Brasil. Petrópolis,Vozes, 1988.

SOLANGE Aparecida Zotti. Sociedade, Educação e Currículo no Brasil  (dos jesuítas aos anos 1980). Campinas, Autores Associados, 2004.




Nenhum comentário:

Postar um comentário