Acervo Histórico do Livro Escolar - AHLE

O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR é formado pelo conjunto de livros escolares das antigas bibliotecas públicas infantis da cidade de São Paulo.

Com 5 mil volumes, o Acervo é composto por cartilhas, manuais escolares de todas as matérias de ensino, antologias literárias e livros de referência de uso escolar, entre outros, do século XIX até a década de 1980 e abrange os cursos primários, os secundários, os de formação de professor e o ensino técnico.
O Acervo está localizado na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Neste blog serão publicadas informações sobre esse acervo.


Seja bem-vindo.







quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

CURSOS DE ADMISSÃO AO GINÁSIO

Os Cursos de Admissão foram preparatórios para o ingresso no Curso Ginasial (atual 2º ciclo do Ensino Fundamental).  O aluno, após os quatro anos do curso primário (atual 1º ciclo do Ensino Fundamental), poderia fazer um quinto ano ou então, um exame de admissão composto pelas matérias: Português, Aritmética, Geografia e História.
No art. 3º da Portaria Ministerial n. 325, de 1959, consta que são matérias de exame de admissão: Português, Matemática, História do Brasil e Geografia, especialmente do Brasil.
Parágrafo 1º: Haverá prova escrita e oral de Português etc...
Esses exames foram instituídos por meio da Reforma Francisco Campos, em 1931 e vigoraram até 1971, sendo obrigatórios nas escolas públicas e dificultaram o acesso ao ensino secundário, funcionando assim como um vestibular seletivo.
Os livros escolares de Admissão geralmente são compostos pelas matérias de ensino obrigatórias, com exercícios, textos para o "Ditado" e continham várias estratégias de apoio aos professores.
O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR – AHLE mantém algumas dezenas de livros de Admissão, dos anos de 1950, 60 e 70, em diversas edições.
Por outro lado existem vários estudos em História da Educação que tratam desses cursos. [1]








[1] Blank, Maria Elizabeth (or.), Aksenen, Elisângela Z. Desvelando os exames de Admissão ao Ginásio na educação paranaense. http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe7

Verificar também: Narrativas digitais sobre os exames de admissão ao ginásio: egodocumentos e cultura escrita na história do tempo presente. Profa. Dra. Cristiani Bereta da Silva.
 Acesso: http://www.revistas.udesc.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário