Acervo Histórico do Livro Escolar - AHLE

O ACERVO HISTÓRICO DO LIVRO ESCOLAR é formado pelo conjunto de livros escolares das antigas bibliotecas públicas infantis da cidade de São Paulo.

Com 5 mil volumes, o Acervo é composto por cartilhas, manuais escolares de todas as matérias de ensino, antologias literárias e livros de referência de uso escolar, entre outros, do século XIX até a década de 1980 e abrange os cursos primários, os secundários, os de formação de professor e o ensino técnico.
O Acervo está localizado na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Neste blog serão publicadas informações sobre esse acervo.


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quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Restaurado "Os Lusiadas" (para uso nas escolas) de 1879



Qual é o futuro de um livro antigo? Em um texto sobre livros infantis, Walter Benjamin relata o caso de um colecionador de livros antigos que os salvou da máquina de triturar papéis. [1] Não só colecionadores, mas acervos criados para resguardar livros e documentos, sejam temáticos, institucionais, públicos ou privados também têm a função de salvá-los da destruição.
Além da trituração, livros antigos correm outros riscos: a decomposição do material pelo manuseio, pelas condições inadequadas de guarda e pelo tempo.

Mas contraditoriamente ao desgaste que o tempo imprime aos livros e documentos, quem trabalha com preservação considera que o tempo seleciona e é atributo porque traz as marcas do passado, muitas vezes por meio de ressalvas do leitor, de pequenas anotações e das dedicatórias. Até insetos, nem sempre bem-vindos, participam da história desses materiais.

Tudo isso para relatar a recuperação do livro mais antigo do Acervo Histórico do Livro Escolar – AHLE. Trata-se de Os Lusiadas, de Luis de Camões, para uso escolar, publicado em 1879, por Abílio Cesar Borges (1858-1891).[2]                                                      
Pois esse livro agora adquiriu nova feição. Foi reparado pela restauradora Marlene Laky, que gentilmente se ofereceu para recuperá-lo da passagem do tempo, com o profissionalismo de quem conhece, aprecia livros e respeita o que é relevante do aspecto histórico documental.
Quero registrar nossos agradecimentos por esse generoso trabalho.






[1] BENJAMIN, Walter (2002).  Livros infantis velhos e esquecidos. In: Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a Educação. São Paulo, Duas Cidades e Editora 34.

[2] Editado em Bruxelas, pela Typographia e Lithographia E. Guyot, o livro em questão já foi tema deste BLOG em 26/06/2012.

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